O rádio na construção da oralidade
Levando-se em consideração que a oralidade é a principal
modalidade de comunicação e interação sócia, utilizada por todos nos quando
interagimos ela deve ter seu lugar assegurado em sala de aula onde a escola
terá como função ensinar ao aluno a utilizar a linguagem oral, ou seja, ela tem
que propor situações didáticas onde estas atividades tragam sentido para os
educandos onde nada melhor do que utilizar o rádio como ferramenta de interação
sócio discursiva na comunidade escolar. Na área educacional muitas ações
educativas vêm estruturando por meio do rádio onde o papel do rádio é
transmitir informação e conhecimento, mas infelizmente muitos educadores
desconhecem o potencial e o poder do mesmo para a educação.
É na escola o lugar de comunicação onde envolve a
produção de texto. Por isso é necessário inserir a produção de texto no
processo de interlocução. Segundo os PCNS texto e noção de gênero textual
precisam ser tomados como objeto de ensino em nossas escolas. Os gêneros
textuais são os textos que ocorrem no ambiente discursivos de nossa sociedade.
Sendo assim trabalhar com gêneros textuais é uma boa oportunidade de lidar com
a língua em seu mais diverso uso no cotidiano, pois sabemos que nada do que
fizemos linguisticamente está fora de ser um gênero. Para que os alunos possam
aprender a escrever um gênero de determinado texto é necessário que o professor
coloque ele em contato com textos desse gênero. Por tanto é função do
professor, fornecer diversos gêneros textuais para que os alunos tenham
conhecimento de situações de comunicação reais e bem definidas.
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