sexta-feira, 29 de junho de 2012


O rádio na construção da oralidade


   Levando-se em consideração que a oralidade é a principal modalidade de comunicação e interação sócia, utilizada por todos nos quando interagimos ela deve ter seu lugar assegurado em sala de aula onde a escola terá como função ensinar ao aluno a utilizar a linguagem oral, ou seja, ela tem que propor situações didáticas onde estas atividades tragam sentido para os educandos onde nada melhor do que utilizar o rádio como ferramenta de interação sócio discursiva na comunidade escolar. Na área educacional muitas ações educativas vêm estruturando por meio do rádio onde o papel do rádio é transmitir informação e conhecimento, mas infelizmente muitos educadores desconhecem o potencial e o poder do mesmo para a educação.
   É na escola o lugar de comunicação onde envolve a produção de texto. Por isso é necessário inserir a produção de texto no processo de interlocução. Segundo os PCNS texto e noção de gênero textual precisam ser tomados como objeto de ensino em nossas escolas. Os gêneros textuais são os textos que ocorrem no ambiente discursivos de nossa sociedade. Sendo assim trabalhar com gêneros textuais é uma boa oportunidade de lidar com a língua em seu mais diverso uso no cotidiano, pois sabemos que nada do que fizemos linguisticamente está fora de ser um gênero. Para que os alunos possam aprender a escrever um gênero de determinado texto é necessário que o professor coloque ele em contato com textos desse gênero. Por tanto é função do professor, fornecer diversos gêneros textuais para que os alunos tenham conhecimento de situações de comunicação reais e bem definidas.

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